quinta-feira, 20 de junho de 2013

“Utilização de resíduos de coqueiro como estratégia para redução do volume da água de irrigação aplicado nos coqueirais de anão verde nos tabuleiros costeiros”

 Responsáveis pela atividade: Fernando Luis Dultra Cintra, Ronaldo Souza Resende, Edson Patto Pacheco
Instituições parceiras: Embrapa Tabuleiros Costeiros, Empresa H DANTAS, Platô de Neópolis-SE e a Empresa Aurantiaca, Conde-BA.

Objetivo da atividade: reduzir o volume de água de irrigação em uso nos coqueirais tendo como compensação a cobertura do solo com resíduos de coqueiro e biomantas feitas a partir da fibra do coqueiro.
Ganhos ecológicos e/ou ambientais: redução do volume de água utilizado na irrigação dos coqueirais, aproveitamento dos resíduos dos coqueirais, melhoria das características físicas, químicas e biológicas do solo, reciclagem dos nutrientes.
Relato do experimento em 18 de junho de 2013
Todas as atividades relacionadas às coberturas vegetais foram finalizadas estando pendente apenas os tratamentos de irrigação as quais serão implnatados até o final do período chuvoso.
A seguir fotos dos tratamentos implantados

Biomanta em 50% da área do coroamento (4m x 2,4m)

Mulch com folhas de coqueiro(pedaços de 50 cm) em 100% da área do coroamento



Mulch em 50% da área do coroamento


O Técnico Raimundo Rocha treina a estagiária Iara a realizar avaliações de produção (número de frutos da folha 14) e de desenvolvimento (número de folhas vivas e mortas).

Visão geral do tratamento com biomanta em 100% do coroamento (área de 4m x 4,8m)

2 comentários:

  1. Parabéns Fernando e equipe pelo trabalho! está ficando muito bom! abraços
    Carlos

    ResponderExcluir
  2. Olá, parabéns!! muito interessante os tratamentos.

    ResponderExcluir